...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 março 2012

Modelos dos mosquetões

1 – Tipo “B” com gatilho reto. Mosquetões de uso geral, de tamanhos e formas diversas, destinados a diferentes modalidades para alpinismo, espeleologia e escaladas.
Os modelos com travas de rosca completam a maior parte da utilização.
mosquetão tipo B com gatilho reto

2 – Tipo “B” com gatilho curvo. Especial para escaladas livres. A forma de gatilho facilita a clipagem na corda. É classificado como mosquetão ligeiro.

Mosquetão tipo B com gatilho curvo


3 – Tipo “H” com cierre (trava) de rosca.
Esse tipo de mosquetão é indispensável dentro das operações de segurança, pontos de ancoragem, operações de resgate, operações descendentes com o nó UIAA (mezzo barcaiolo) e para remontar sobre cordas estáticas (fixas).
É classificado como mosquetão de segurança.

Mosquetão tipo H com trava de rosca

4 – Tipo “H” com cierre (trava) automática.
Não é necessária ação nenhuma para o bloqueio do gatilho. Esse tipo de mosquetão garantirá uma segurança máxima. Credenciado para auto-segurança em operações de resgate, representa a alternativa ideal para as travas de “roscas clássicas”.
É classificado como mosquetão de segurança.
A utilização correta é mostrada nas ilustrações 1, 4, e 5. As figuras 2 e 3 ilustram o uso incorreto, que devem ser evitados.

Mosquetão tipo H com trava automática


5 – Tipo “K” especial para via ferrata.
Este tipo de mosquetão está direcionado para obter uma trava automática e, ao mesmo tempo, uma ótima abertura de modo que facilite o mosquetão a se encaixar em peças metálicas. Em alguns casos, sempre devem ser usadas cintas bloqueadoras de cordas (cabos).
É classificado como mosquetão normal ou polivalente.

Mosquetão tipo K para via ferrata


6 – Tipo “D” mosquetões direcionais.

Esses mosquetões sempre oferecem uma combinação com cintas express (fitas). Existe uma fixação especial que evita uma perigosa tensão lateral do mosquetão.
É classificado como mosquetão ligeiro.

Mosquetão tipo “D” mosquetões direcionais


7 – Tipo “X” oval. Mosquetão para cordas (cabos) fixas, em principal, espeleologia. Atenção: não utilizar esse mosquetão para escaladas. Apesar de seu formato, é classificado como mosquetão ligeiro.


Mosquetão tipo “X” oval


Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário