...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

17 novembro 2011

Dentição - Dentes de Serpentes ou Cobras

O exame da dentição é freqüentemente usado na identificação de serpentes peçonhentas e não-peçonhentas, sendo um critério bastante fidedigno para isso (mais confiável que o formato da cabeça e o padrão de coloração). Serpentes verdadeiramente peçonhentas (cascavéis, jararacas e corais) possuem dentes (presas) especializados para inoculação da peçonha, a qual é produzida em glândulas veneníferas especializadas localizadas uma em cada lado da cabeça, atrás do olho. A inoculação da peçonha através destes dentes requer a contração da musculatura em torno da glândula e leva à ejeção da peçonha.
Há essencialmente quatro tipos de dentição encontradas em serpentes:


Áglifa – dentição mais ou menos uniforme, sem especialização de dentes para a inoculação de peçonha. Este tipo de dentição é encontrada nas serpentes da família Boidae (jibóias, sucuris, etc.) e na maioria das serpentes não-peçonhentas da família Colubridae. Exemplo: gênero Boa (jibóias).

Opistóglifa – dentição na qual há uma especialização de alguns dentes localizadas na parte posterior da boca, e que são capazes de inocular peçonha. Este tipo de dentição é característico de vários espécies e gêneros da família Colubridae. Exemplo: gênero Philodryas spp. (cobra verde/parelheira).


Proteróglifa – dentição na qual há dentes inoculadores (canaliculados) imóveis curtos localizados na parte anterior da boca; são responsáveis pela inoculação de peçonha. Este tipo de dentição é característico da família Elapidae. Exemplo: gênero Micrurus (todas as corais verdadeiras).

Solenóglifa – dentição na qual há dentes inoculadores (canaliculados) móveis (retratáveis) e cumpridos localizados na parte anterior da boca; são responsáveis pela inoculação de peçonha. Este tipo de dentição, que é o mais especializado e sofisticado de todos, é característico da família Crotalidae. Exemplo: gêneros Bothrops (jararacas, jararacuçus, urutus, etc.) e Crotalus (cascavéis).


Atenção: Para evitar acidentes desnecessários, o exame da região bucal para averiguar o tipo de dentição de uma serpente (especialmente em exemplares vivos) deve ser feita apenas por pessoas treinadas e experientes no assunto.
É importante lembrar que a cabeça cortada de uma serpente peçonhenta ainda é capaz de inocular uma quantidade de peçonha suficiente para causar um envenenamento grave.

Mais...







Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário