...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 junho 2011

TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO - COMO EVITAR ACIDENTES?


COMO EVITAR ACIDENTES EM ESPAÇOS CONFINADOS

 para ampliar, clicke na imagem

1. Você tem o direito de se recusar a entrar em espaço confinado, caso as condições de trabalho não sejam seguras.

2. Não entre no Espaço Confinado sem a PET – Permissão de Entrada e Trabalho. Entenda os procedimentos da PET dados no treinamento. Você deve saber quando e como sair.

3. Certifique-se que a sua empresa atende a NR 33 - Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

4. O empregador deve coordenar o trabalho dos terceirizados e informar a todos os trabalhadores a sua localização e os seus riscos.

5. O Supervisor de Entrada deve providenciar a PET, APR – Análise Preliminar de Risco, isolamento, sinalização, bloqueio ou liberação de energias perigosas. Antes de liberar a entrada, o Supervisor deve avaliar a atmosfera do espaço confinado, ainda do lado de fora utilizando o medidor de gases e uma sonda com mangueira; a atmosfera interior deve ser avaliada continuamente durante a entrada e o desenvolvimento do trabalho; ventiladores, comunicadores, equipamentos de proteção individual e coletiva, escadas, equipamentos movimentadores e de resgate, contra quedas e combate a incêndio devem estar de acordo com a PET.

6. O Vigia treinado deve manter contato visual e por rádio de forma permanente com os trabalhadores, possibilitando ordenar o abandono do local e alertar a Equipe de Resgate quando necessário. Deve haver um procedimento de contagem na saída de todos os trabalhadores, para ter certeza de não esquecer nenhum no interior do espaço confinado. 

para ampliar, clicke na imagem

Nesse caso o Bombeiro Civil, acompanha o serviço do início ao término, tomando todo o cuidado na conferência dos EPIs e EPCs, se faltar algum ítem, interditar o serviço e passar o caso para o Engenheiro responsável, para providências...

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário