30 março 2011

Fator humano - Condicionamento Mental do Trabalhador

De acordo com a psicologia, o medo protege a pessoa. Ele funciona como uma espécie de aviso para precavermos de perigos reais. O medo atua como regulador da inteligência que é estimulada no sentido da melhor escolha, visando evitar o fracasso do objetivo.
No caso de um acidente em que o trabalhador ultrapassa o limite da zona de segurança, com imprudência ou com autoconfiança ou avaliação inadequada da situação? O medo estaria presente nessa situação? Ou nesse caso, o medo do perigo é sempre muito menor do que o próprio perigo?
Por que algumas pessoas preferem obedecer ao sinal de pedestre para cruzar a rua com segurança e outras preferem cruzar a rua driblando os carros? Por que alguns pedestres são impacientes para esperar a mudança do sinal para atravessar a rua com segurança? No ambiente industrial é a mesma coisa, alguns trabalhadores preferem trabalhar com segurança, outros preferem driblar os riscos e perigos e outros são impacientes para utilizar os procedimentos de segurança, pois atrasam as etapas de serviços. O fator humano estará sempre presente na relação trabalho e execução.
Não podemos simplesmente não ter medo. Seria imprudência. Mas podemos desenvolver procedimentos para lidar com ele. Quais seriam os fatores humanos que estariam envolvidos com ele? Seriam o estresse bom e/ou mal, inteligência/educação, treinamento, condicionamento mental.

Bombeiroswaldo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário